Desenvolvendo soluções

Um planejamento nada mais é do que uma sequência de decisões. A partir dessas escolhas, será possível visualizar de forma clara quais ações precisarão ser feitas para atingir os objetivos.

Confira algumas dicas:

Defina seus objetivos

No setor de desenvolvimento, existem diversos passos que podem ser seguidos. É possível ser desenvolvedor de jogos, aplicativos de celular, sites e muito mais. Sem contar que você ainda pode escolher entre ser um dev front ou back end.

Há tantas possibilidades, que o ideal é começar definindo o que você gosta e pretende fazer. Assim, será mais fácil traçar o caminho — incluindo os cursos e projetos — que deverá percorrer.

Invista em certificações

Um dos aspectos mais interessantes da tecnologia é que ela não requer um curso específico. Porém, é preciso estudar bastante para subir nessas carreiras.

Caso você queira atuar em uma empresa, por exemplo, será necessário possuir várias certificações. Isso te ajudará a comprovar o seu conhecimento junto ao portfólio.

Entre para a comunidade

Caso você seja uma pessoa desenvolvedora e ainda não participe de um grupo de tecnologia, pode estar perdendo um mar de oportunidades. Nesses espaços, profissionais com diferentes níveis de experiência e expertise compartilham informações e ajudam uns aos outros.

Então, se quer se destacar em 2021, aproveite para participar de alguns. Você pode desde contribuir com os projetos open source do Github, até entrar para fóruns como AWS Fórum e StackOverflow.

Adote softwares ágeis na sua rotina

Todas as pessoas que desenvolvem priorizam algumas etapas do processo de desenvolvimento de acordo com seu domínio e interesse. Muitos profissionais tornam-se especialistas em front e/ou back-end, dedicando-se a fundo em processos específicos da aplicação.

Com os avanços tecnológicos dos últimos tempos, o mercado de software e ferramentas para web se aprimorou e evoluiu em recursos e possibilidades. Dessa maneira, basta uma rápida pesquisa para encontrar ferramentas que otimizam a criação de aplicações e se integram entre sistemas, diminuindo os riscos e prazos de se criar algo do zero.

Continue nos acompanhando para mais dicas como essas