Desenvolvendo soluções


Existem alguns tipos de sites profissionais que tem diversos objetivos e características em comum. Dentre eles, vamos abordar aqui os 8 principais tipos:

Site institucional

O site institucional é o principal tipo de site profissional utilizada por empresas. Basicamente, ele é composto por informações sobre a empresa ou negócio, serviços e produtos, preços e alguma forma de contato. Portanto, é um site que funciona praticamente como cartão de visitas online.

São ótimas opções para empresas que desejam possuir uma presença na internet, mas não pretendem realizar publicações ou possuir muitas páginas. Ou seja, para empresas que pretendem ser objetivas, apresentando sua empresa deforma profissional para seus clientes.

A única desvantagem desse tipo de site é que a taxa de conversão (captar novos clientes) não costuma ser tão alto, a menos que seja realizado investimento em anúncios. Ainda assim, é uma das melhores opções principalmente para pequenas empresas.

Blogs com WordPress

Os blogs em geral são sites profissionais pensados em leitores, com conteúdo focado a um público alvo. Geralmente, esse tipo de site possui leitores que entram todos os dias para conferir novidades. Ou seja, é um tipo de site que deve estar sempre gerando conteúdo. WordPress é a ferramenta ideal para quem quer criar um blog na internet. São ótimas ferramentas de divulgação e marketing, além de ser ótimo para estratégias de império de conteúdo e SEO (Otimização para buscadores).

Costumam possuir sua navegação de forma horizontal, ou seja, o leitor vai pulando de artigo em artigo. Dessa forma, garante que o usuário permaneça por mais tempo em seu site.

Muitas empresas costumam possuir um site dinâmico que mescla o conteúdo do site institucional com um blog, dessa forma, mantém um relacionamento e cria um vínculo com seus consumidores.

Site dinâmico com blog em WordPress

Este tipo de site, costuma funcionar como o site institucional, porém, em contrapartida, oferece uma maior dinamismo, permitindo alterações de maneira mais fácil. O WordPress hoje é responsável por mais de 70% dos sites na internet. É uma ferramenta bastante poderosa e de fácil uso. Portanto, ao criar esse tipo de site profissional, você garante que o mesmo permaneça sempre renovado e gerando novo conteúdo. Portanto, é comum principalmente encontrar esse tipo em sites que contenham um blog.

Através de um blog, existem mais oportunidades para a empresa investir em Marketing de conteúdo e SEO (otimização para buscadores). Dessa forma, se torna muito mais fácil a atração de novos clientes em potencial através da internet, além de fortalecer a relação com os clientes. Também permite a atração de nutrição de leads (contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço).

Também é comum encontrar esse tipo de site profissional integrados às redes sociais, permitindo a troca de conteúdo entre mídias. Como, por exemplo ao publicar vídeos, imagens, gráficos e outras mídias que possam ser inseridas facilmente no seu site.

Single page ou “one-page”

São sites que, como o próprio nome diz, possuem uma única página. Ou seja, toda informação é carregada em um única página. Uma grande vantagem desse tipo de página é que ele não demora de carregar. Outra grande vantagem é que, se otimizados ao responsivo, funcionam muito bem em aplicativos mobiles. Ao clicar em qualquer link do menu, o site apenas rola automaticamente até a respectiva seção.

Tem sido uma tendência no mercado. A manutenção desse tipo de site também é outra grande vantagem, pois costuma ser simples, rápida e barata. São ideais para empresas que visam atingir um público mais jovem e ocupado. A grande desvantagem é que deve ser bem otimizada, objetiva, pois se conter muito conteúdo desnecessário, pode se tornar um site cansativo para leitura, e acabar sendo maléfico para a empresa.

É possível criar um site profissional, com diversos objetivos, inclusive institucional, apenas com uma página. Portanto, esse tipo de site também pode ser um site institucional. Assim como também é comum para outros tipos de sites utilizarem uma única página, como, por exemplo, Hotsites e Landing Pages.

Loja virtual e e-Commerce

Quando se trata de criar site profissional, uma das grandes marcas da internet está nos e-commerce, ou loja virtuais. São sites de comércio eletrônico, que permite vender ou comprar um produto, ou ainda contratar um serviço diretamente do computador. É um site profissional excelente para comerciantes e lojistas que pretendem ampliar seus negócios para a internet.

São sites criados com sistemas de verificação, que permitem que o consumidor encomende diretamente da loja online, com rapidez, segurança e de forma intuitiva.

Porém, esse tipo de site requer um maior tempo para sua constante atualização. Isso ocorre, pois é necessário estar sempre fazendo a manutenção de cadastramento de produtos, alterações de preços, cadastro de peso para cálculo de frete, etc.

Portais

Ao criar um site profissional do tamanho de um portal, significa que você está interessado em agregar conteúdo diversos. Geralmente portais costumam ser construídos objetivando o interesse do público, para que o mesmo volte a visita-lo diariamente. É comum grandes portais conterem diversos tipos de conteúdos, ou seja, abordarem diversos temas.

Os principais exemplos de portais são os sites de notícias e jornais. Também existem sites contendo fóruns, bate-papo e outros recursos, para poder atrair seu público.

É o tipo de site profissional ideal para empresas que trabalham com “informação” e “conteúdo”, visando o retorno do consumidor.


Marketing com Landing Pages

O nome Landing pages é um termo em inglês para páginas de conversão. Esse tipo de site é utilizado com um objetivo claro para atrair clientes ou produzir conversões para uma empresa. Geralmente essas conversões ocorrem através do preenchimento de um formulário. É muito comum oferecer algum tipo de isca digital, ou seja, um produto gratuito, em troca desse cadastro.

Costumam ser páginas bem objetivas e rápidas, utilizando elementos estratégicos para atrair e converter clientes. Ideais para projetos de marketing e campanhas de vendas de produtos online.

Através delas, você consegue montar uma base de dados com diversos contatos, o que poderá ser útil para se relacionar e realizar possíveis negócios futuramente.

Hotsites

Esse tipo de site profissional é também conhecido como micro site. Basicamente é uma página temporária em que sua empresa usará para realizar alguma ação de comunicação e maketing. Por exemplo, utilizar um hotsite para manter uma promoção por um curto período de tempo. Ou ainda para pode fazer o lançamento de um produto, serviço ou evento.

Portanto, os hotsites são páginas com ações bem específicas e costumam ter um data para entrar no ar e uma data também para sair do ar.

Também é possível utilizar hotsite para gerar mais trafego para o seu site, através de estratégias de marketing viral.